Acontece, no entanto, que os pedidos têm ficado parados por até 18 meses em algumas cidades do Brasil.
Pode? Não, mas acontece.
Sendo assim, é importante você saber que existem algumas formas de adiantar a análise da sua aposentadoria e se precaver dos erros que o INSS pode cometer.
Além disso, uma medida judicial poderá exigir que o INSS cumpra o prazo dos 90 dias.
Separe a documentação para adiantar sua aposentadoria
É o primeiro passo para adiantar sua aposentadoria.
Para garantir a aposentadoria no INSS, será preciso comprovar todas as contribuições realizadas para o Instituto, assim como os períodos com particularidades.
Entregar a documentação certa evitará com que ocorram
Erros na análise do INSS, que poderão diminuir ou negar sua aposentadoria.
Novas exigências no INSS, que atrasarão, ainda mais, a análise dos documentos.
Refazer o processo administrativo para realizar um pedido judicial.
Você precisará dedicar uma atenção especial aos períodos em que tiver trabalhado (com carteira ou individualmente):
- Períodos com atividade insalubres ou periculosa;
- Períodos de trabalho rural, ações trabalhistas;
- Períodos no exterior;
- Período como servidor público;
- Período militar.
Quais documentos eu preciso para dar entrada na aposentadoria?
Poderá ter acontecido muita coisa nesses seus anos de trabalho. Então, será importante juntar a documentação para todos os seus períodos que constam no INSS.
Quanto mais documentos, mais chances de adiantar sua aposentadoria.
São eles:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Carteira de Trabalho — se houver mais de uma, leve todas.
- PIS/PASEP ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador, composto por 11 números) — caso você não saiba o seu, é possível solicitar online, por telefone ou em uma agência da Previdência Social.
- Extrato do CNIS.
- Comprovantes do trabalho rural
- PPP e LTCAT.
- Folhas de salário;
Se você estiver com dúvida sobre algum documento, na maioria dos casos será melhor pecar pelo exagero. Nós da Zendron Advocacia somos especialistas em Direito Previdenciário e iremos te ajudar.
Atualização do CNIS para adiantar sua aposentadoria
Grande parte da burocracia para adiantar a aposentadoria envolve questões relacionadas à documentação. É normal o INSS cometer erros nos seus registros de contribuição. Pode acontecer de alguns períodos não estarem lá ou estarem com pendências, por isso, é muito importante contratar um advogado que vali fazer a análise do CNIS e verificar as retificações que se fizerem necessárias e fazer a correção de eventuais erros que poderiam vir a prejudicar sua aposentadoria ou mesmo impossibilitá-la.
Mandado de Segurança e outras ações para adiantar o seu processo de aposentadoria no INSS
O ingresso de uma ação judicial ou de um mandado de segurança pelo seu advogado poderá adiantar a resposta do INSS para a sua aposentadoria.
Lembra que eu mencionei o prazo de 90 dias para o INSS dar a resposta do seu processo e que, infelizmente, isso quase nunca acontece?
Então, o Mandado de Segurança visa justamente obrigar o INSS a decidir o requerimento administrativo de aposentadoria. Mas essa não é a única possibilidade de Ação Judicial que pode ser ingressada em virtude da demora no INSS.
Existem outros tipos de ação, como por exemplo, a Ação de Concessão da aposentadoria com tutela antecipada de urgência em que será solicitado ao judiciário que conceda a aposentadoria, já que o INSS não julgou o pedido administrativo de aposentadoria no prazo previsto em lei.
Nós da Zendron Advocacia somos especialistas em Direito Previdenciário e ficaremos muito felizes em te ajudar. Entre em contato e marque uma consulta!
#DireitoPrevidenciário #Aposentadorias #Direitos #ZendronAdvocacia
Falar com Advogado
Tire suas dúvidas com um Advogado especialista.
Tirar dúvidas